terça-feira, 14 de julho de 2015

Ele leu: Caixa de Pássaros


Caixa de Pássaros
AutorJosh Malerman
5 Estrelas

Bem, eu já quero deixar claro que quando chegar o final do ano e fizermos aquele típico post de “Os Top10 de 2015″ o livro “Caixa de Pássaros” estará na minha lista! Eu li o livro em poucos dias e: UAU! QUE LIVRO É ESSE? Me fez tremer de medo e juro, tive pesadelos.

Tem alguma coisa lá fora. Esperando por você, em todos os lugares. Ninguém sabe o que é, quem é ou qual sua forma, porque quem viu, não viveu pra contar a história. Só se sabe que é letal. Há algo lá fora esperando para te enlouquecer e fazer você cometer atos horríveis: se mutilar, se suicidar. Basta apenas um segundo, um mínimo descuido e tudo está terminado. Basta ver “aquilo” e você está perdido. Quer ficar em segurança? NÃO ABRA OS OLHOS! Para nada. Vai sair? Use uma venda. Tape as janelas com cobertores, tábuas, o que encontrar. Construa barricas, não deixe um sequer buraco de claridade aparecer, você não pode ver a luz do mundo lá fora. Esconda-se, não saia de casa, não olhe pela janela. Viva todos os dias com medo, na escuridão de uma casa. Essa é a vida em “Caixa de Pássaros”, a única regra é: NÃO ABRA OS OLHOS – se quiser sobreviver.

Cinco anos se passou desde o inexplicável surto começou, agora Malorie e os dois filhos têm de enfrentar o desconhecido para salvar suas vidas. Uma viagem literalmente no escuro, sem abrir os olhos, onde qualquer errinho, pode mata-los. Esse é um daqueles livros onde você sente o desespero dos personagens.

“Na calçada, um casal passa com o jornal cobrindo o rosto até as têmporas”. Alguns motoristas dirigem com os retrovisores virados para cima. Distante, Malorie se pergunta se aqueles são sinais de que a sociedade está começando a acreditar que há algo de errado. E se houver, o que é?”… “Um homem no fim do corredor abre uma caixa de curativos. Então põe um deles sobre o olho.”
A história é meio que dividida, ela se passa entre o presente e o passado. Grande parte da trama é narrado pelo ponto de vista de Malorie, desde quando ela descobre que está grávida, dos rumores a respeito dos acontecimentos horríveis de suicídios das pessoas, até encontrar-se com o presente, onde elas e os filhos tentam atravessar vendados um rio para salvar suas vidas. É tudo muito rápido, o ritmo da leitura é constante, meio que claustrofóbico. Não dá para parar de ler, você se envolve na história e principalmente com Malorie. O clima de desespero e medo só aumenta em cada página.
Uma coisa que vale a pena destacar e que gostei muito, é que a história não retrata só as “criaturas” que estão lá fora, não fala só deles, retrata bem os seres humanos, como uma coisa dessas pode mudar o mundo e principalmente uma pessoa, no que pode transforma-la psicológica e emocionalmente, detalha bem os desesperos dos personagens, como cada um se sentiu e o que fazia para poder sobreviver. Mas, digo que o autor teve muita criatividade, porque só de pensar em um local assim, já me dá calafrios.

“Ele poderia ter entrado em qualquer momento. Poderia ter quebrado uma janela. Poderia tê-la atacado quando ela ia pegar água no poço. Por que esperaria? Sempre seguindo, sempre rondando, só que ainda não estava pronto para atacar.”

Eu não estava acostumado a ler livros de terror, esse foi minha estreia e acabei gostando demais! O autor explora um mundo diferente do que estamos acostumados a ver como “terror”. Apocalipse zumbi? Extraterrestre? Não, quem precisa disso? Josh explora o mundo da escuridão, dos ruídos, dos sussurros e barulhos, qualquer coisa pode significar seus últimos instantes de vida, qualquer batida na porta ou galho quebrando, é de ter pesadelos.

Se você é daqueles que gostam de um final revelador, em que tudo fica esclarecido, então não leia esse livro. Eu esperei por algo que não chegou, talvez por uma conclusão – não que o livro não tenha um final, ele tem – porém esperei saber mais das coisas, mas isso não aconteceu, porém, percebi que não era isso que importava, o autor deixou claro ao decorrer da história que o intuito dele era te deixar aterrorizado do início e levar até o final, o que conseguiu, mas não prometeu um final épico. A história em si me consolou desse final decepcionante. 

Posso concluir pra vocês como me sinto depois de ler “Caixa de Pássaros”: Nunca mais vou ouvir barulho de pássaros da mesma maneira.

“Remar vendada é ainda mais difícil do que Malorie havia imaginado. Já aconteceu de muitas vezes o barco bater nas margens e ficar preso por vários minutos. Durante esse tempo, ela foi tomada por imagens de mãos invisíveis tirando as vendas dos olhos das crianças. Dedos emergindo da água, surgindo da lama das margens.”

Bem, recomendo MUITO vocês lerem. Espero que tenha despertado o interesse, porque, sinceramente, nunca passei tanto medo com um livro.
Só tenho uma coisa para te relembrar a partir de hoje:
NÃO ABRA OS OLHOS!

                                                                             Por: Israel Ferreira

28 comentários:

  1. Heey, Ray!!
    Cara, eu nunca li um livro de terror propriamente dito, acho que esse pode ser uma ótima indicação para eu começar a ler livros do gênero ^~^. Só pela sua resenha eu já tenho certeza que vou amar o livro!! Adoro tudo que está presente nele e finais reveladores são tão ♥♥♥
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse livro parece ser muito bom, eu ainda não li ele, essa resenha quem fez foi o Israel, mas ele já tá minha lista de livros que eu quero ler haha!

      Excluir
  2. Oi, Rayyy

    Eu simplesmente AMEI Caixa de Pássaros! Senti toda a tensão, toda a angustia! Me coloquei varias vezes no lugar de Malorie! Pensei em como seria criar duas crianças naquela situação! E achei genial a sacada do autor em não descrever nada pra gente, de deixar tudo a cargo da nossa imaginação! Cada um de nós temos nossos "monstros"! E aquele final? Super daria para escrever uma continuação...será?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tam, eu ainda não li o livro, mas estou muuuito curioso para ler, todo mundo que eu conheço que leu esse livro falou super bem dele e se ele é tão bom assim, espero que tenha um segundo.

      Beijos!

      Excluir
    2. Nossa! Agora que vi que foi assinado por outra pessoa o post! ALOUCAAAA! Sorry!
      A pessoa lê tudo, menos quem escreveu, né? Ainquevergonha! rs
      Conta depois o que achou você também hem!
      Bjs
      MaH

      Excluir
  3. Ler essa resenha só me fez ter mais arrependimento de ter esse livro esperando para ser lido aqui na estante, Ray!
    Eu sou mega medrosa... E fiquei um pouco chateada por saber que o final é meio que, só um final. Nada de épico. Gosto de finais épicos! Mas ok, antes um livro inteiro fascinante com um final ok, do que um livro mais ou menos com um 'grand finale'.
    Adorei... e provavelmente lerei logo que acabar a maratona! ;)

    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que pecado haha, já era pra ter lido hein, o livro realmente parece ser muito bom, eu ainda não li, mas quando ler provavelmente fala-rei algo sobre ele aqui.

      Beijos Mah *-*

      Excluir
  4. Nossa, e eu com este livro encostado na estante por meses!
    Confesso que estava muito animada com ele, mas acabei conversando com uma amiga que tinha lido e me dito que era sem graça e o final era péssimo, fiquei super desanimada e mandei ele pro final da fila!
    Agora estou animada novamente! kkk
    Beijinhos
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando eu ouvi falar dele na turnê Intrínseca, eu fiquei louco por ele (e por mais um monte haha), mas ainda não tive a oportunidade de o ler, mas assim que eu ler, eu dou minha opinião sobre.

      Beijos!

      Excluir
  5. Ray eu me declaro loucamente louco pra ler esse livro. E olha q nem sou acostumado a ler esse gênero. Mas desde quando a intrínseca apresentou ele na turnê eu enlouqueci. Não descartou a leitura de forma alguma. Sem contar nas críticas que leio sobre ele. Super vale a pena.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di, eu também fiquei maluco quando falou desse livro na Intrínseca, estou suuuper ansioso pra ler ele e quando eu ler eu devo tá falando mais algumas coisa sobre esse livro aqui.

      Abraço!

      Excluir
  6. Oi Ray!
    Eu imaginava esse livro como um suspense, pelo menos foi essa sensação que eu tive até ler sua resenha. Não consigo ler nada de terror e fiquei sem saber o que faço agora rs. Quero taaanto ler esse livro, mas acho que vou esperar um pouco.
    Também vi outras pessoas comentando sobre o final decepcionante, mas alguns livros são tão bons que nós podemos relevar isso né?
    Um abraço!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, somos dois, estou querendo ler esse livro tem um certo tempinho e só vejo gente falando super bem desse livro. E quando o livro é muito bom, podemos sim relevar o final rs.

      Abraço!

      Excluir
  7. Oiee
    Fiquei com uma vontade estranha de ler, pois ao mesmo tempo que morro de medo quero ler ;p
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ray e Israel! Tudo bem com vocês? Olha, eu adorei a resenha! Sério. Esse é um livro que apesar de eu sempre ler comentários positivos, não tenho muita vontade de lê-lo, sabe? Só que agora, depois dessa resenha... Fiquei um tanto balançado. Talvez eu leia Caixa de Pássaros em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois Tony, quero muito ler esse livro e depois dessa resenha fiquei ainda mais louco e assim que ler, vou falar sobre ele aqui também.

      Abreço!

      Excluir
  9. Meninooos! Que resenha incrível!
    Eu tenho muita vontade de ler e tenho um amigo que fica me causando inveja com ele.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já era pra ter lido hein, eu mesmo já tô com ele aqui pra ler. Obrigado :3

      Abraços!

      Excluir
  10. Olá,
    Nossa, todos elogiam TANTO esse livro que é praticamente impossível não ficar curiosa pela leitura, sério. Adorei a resenha, a foto é linda e o livro está entre os meus desejados <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, esse livro é muuito bom mesmo, será o próximo que eu irei ler e obrigado pelos elogios <3

      Beijos!

      Excluir
  11. Como você, nunca li nenhum livro desse gênero. Não é exatamente o tipo de livro que gosto, mas todo mundo fala tão bem desse livro que confesso que já estou começando a ficar curiosa e você colaborou pra isso rsrs Gostei muito da sua resenha, ótima.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de livros assim, não lembro se já li algum desse tipo,mas planejo ler esse o mais rápido possível.

      Excluir
  12. Eu estou louca pra ler algum livro de terror e esse me surpreendeu com sua premissa! Baixei no celular para começar a ler, mas não dei muita bola pra história... até ler a sua resenha hahaha. Parece ser o tipo de história que nos prende até o final e com certeza vou começar a lê-lo!
    Adorei a resenha, parabéns! E o blog blog também é lindo, já estou seguindo.
    Eu também criei o meu recentemente e ficaria muito agradecida se você dessa uma passadinha por lá
    www.madrugadadeleitura.blogspot.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, esse livro é muito bom, já vi ótimos comentários sobre ele, vale muito a pena ler ele. Vou sim da uma passadinha em seu blog, pode deixar.
      Abraços!

      Excluir
  13. Olá,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, ele tem recebido tanto hype e a sinopse é tão boa... Gostei da resenha!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Gui, vou começar a ler ele amanhã e devo posta alguma resenha aqui. E obrigado.

      Abraço!

      Excluir
  14. Muito boa sua resenha!estou doido (doido mesmo) pra ler esse livro!amei <3

    http://literandototal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir